Nos últimos anos muitas empresas pelo mundo vem sofrendo com ataques de vários tipos de vírus e malwares, em especial o RANSOMWARE.

O que é o RANSOMWARE!?

É um código malicioso, que realiza um ataque silencioso, criptografando os dados de quem foi atacado. Após criptografados, os dados ficam inacessíveis e apenas serão liberados mediante o pagamento de resgate. O pagamento normalmente é feito em moeda eletrônica, conhecida como bitcoins.

O ataque se inicia normalmente após o código malicioso ser executado através de um link, ou até mesmo um anexo, recebido por email. Também podem ocorrer infecções, através de acesso a sites onde o vírus esteja hospedado.

É importante frisar que, na grande maioria dos casos, o vírus se instala no computador por ação direta do usuário, que sem perceber, clica em links ou acessa sites suspeitos/maliciosos.

Existe dois tipos deste vírus: Locker e Crypto. O locker, bloqueia o acesso completo ao(s) equipamento(s); já o crypto, bloqueia o acesso aos dados.

Quais cuidados devo tomar!?

– Manter o sistema operacional atualizado com os principais pacotes de segurança;
– Manter programas de antivírus atualizados;
– Tomar cuidado ao acessar sites não conhecidos;
– Evitar clicar em link’s que não conhece, até mesmo de pessoas conhecidas, pois eles podem estar infectados por um vírus;
– Evitar a execução de arquivos que possuem procedência duvidosa;

Além disso tudo! Possuir uma rotina de backup segura!

O backup periódico é uma proteção essencial contra este tipo de ataque, pois, em caso de infecção, ele pode e será usado para restabelecer o ambiente.

Lembre-se que o ransomware pode infectar todos os equipamentos conectados às máquinas e rede, então o ideal é possuir backups fora das estrutura.
https://cartilha.cert.br/fasciculos/backup/fasciculo-backup.pdf

No site da CERT (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil) é possível encontrar algumas informações adicionais https://cartilha.cert.br/ransomware/

E no site https://www.av-comparatives.org/test-results/ vocês podem ver os principais e melhores programas de antivírus do mundo.

E lembre-se, conte sempre com a Somar para apoiar em soluções que envolvam o Radar Empresarial.

 


Por Giuliano Gomes
Giuliano é Coordenador de Suporte na Somar Soluções. É  aficionado por segurança digital, matemática e fotografia!

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial