A situação causada pelo avanço da COVID-19 fez com que formas de trabalho remoto fossem melhor exploradas e tecnologias já existentes ganhassem notoriedade em um contexto de redução das interações sociais, certo?

Neste sentido criamos esta série de textos para explorarmos tecnologias importantes para este “novo normal”. São práticas e ferramentas que podem auxiliar sua empresa a trabalhar com mais segurança seja no trabalho presencial ou remoto.

Esperamos que goste deste conteúdo e, em caso de dúvidas, nosso time estará à disposição para auxiliar no que for preciso.

Disco Virtual na nuvem

Talvez um dos usos mais antigos desta tecnologia sejam as pastas de arquivo compartilhadas via servidor, onde arquivos que várias pessoas precisam ter acesso ficam armazenados em pastas compartilhadas dentro de um servidor de arquivos na própria Empresa.

Quando usada corretamente, esta tecnologia permite que, por toda a empresa, todo funcionário que precise acessar uma informação ou documento, estará acessando ao mesmo arquivo, sem a necessidade de manter cópias em cada estação de trabalho, dentre outras vantagens.

Esta tecnologia evoluiu e ganhou as nuvens, e com isso várias vantagens foram adicionadas para dar maior segurança e flexibilidade de uso:

– Acesso remoto por meio da Internet, inclusive por smartphones;
– Painel administrativo via web;
– Acesso e edição simultâneos;
– Definição de níveis de permissão por grupo de usuários;
– Controle de versões;
– Recuperação de arquivos deletados;
– Dados criptografados e tecnologia SSL para maior segurança;
– Link para compartilhamento;
– Dentre outros.

Outra vantagem desta tecnologia são os custos, visto que a Empresa não precisa investir em servidores dedicados, nem na gestão e manutenção dos mesmos.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial