Durante o APAS Show 2019, foram apresentados os resultados de uma pesquisa encomendada ao IBOPE Conecta para investigar a relação entre os consumidores e aplicativos de Programas de Fidelidade. Os dados mostram que cerca de 72% dos consumidores utilizam mais de 1 deste aplicativos e o principal motivo alegado para instalar tais aplicativos é a obtenção de descontos (71%). Até aqui nenhum surpresa, certo? Quem não gosta de um desconto?

Porém, há um outro dado que chama a atenção. Enquanto 46% dos entrevistados declararam também que esperavam receber ofertas exclusivas baseadas em seu consumo; 42% não estão totalmente satisfeitos com o programa de fidelidade pois acreditam que os benefícios e as ofertas exclusivas poderiam ser melhores.

 

Esses dados mostram uma realidade preocupante, pois sugere que os aplicativos vem sendo usados da mesma forma que os “antigos” tabloides, onde uma série de ofertas gerais são enviadas para todos os consumidores, independente do perfil e hábitos de consumo individuais, enquanto praticamente a metade dos clientes deseja receber comunicações e ofertas personalizadas. Outra preocupação deste modelo (promoções iguais para todos os clientes) é seu alto custo, o que impacta diretamente na margem do varejista.

Recentemente o portal Super Varejo fez uma análise bem completa sobre o assunto.

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