No dia de hoje é comemorado o dia Internacional do Meio Ambiente e teríamos muito a comemorar se este assunto não fosse tratado como “tabu” por alguns empresários e políticos. Apesar de todo o embate em torno do tema, principalmente no que tange ao “Aquecimento Global”, existem alguns consensos, dentre eles o perigoso acúmulo de lixo nos rios, mares e oceanos e todos os danos que isso já causa à toda a vida.

Segundo dados de estudos contratados pela ONU, cerca de 80% de todo o lixo presente nos oceanos é composto por plásticos (sacolas, canudos, copos descartáveis, dentre outros). Além do impacto visual nada agradável, um dos principais perigos reside na ingestão acidental destes resíduos pelo animais marinhos, podendo levá-los à morte.

A principal matéria prima que compõe o plástico é o poliestireno, um composto derivado do petróleo que, além de ser obtido de uma fonte não renovável, não é biodegradável e portanto não se decompõem naturalmente, podendo persistir por mais de 450 anos no meio ambiente. No Brasil o consumo diário estimado de copos plásticos descartáveis chega a 720 milhões de unidades o que resulta em mais de 1500 toneladas de poluente descartados todo dia. Como apenas uma pequena parte deste resíduo é reciclado (apenas 22% dos municípios Brasileiros realizam a coleta seletiva), sua grande maioria acaba em lixões, contaminando o solo, rios e sendo carregado pelo vento ou pela água até os mares.

Para mudar este panorama é preciso a conscientização de todos, Indivíduos, Empresas e Governos, pois este é um problema que afeta a todos. Reduzir o consumo é um passo importante, mas também correta destinação e a reciclagem deste resíduo.

Na Somar, para comemorar o Dia Internacional do Meio Ambiente, adotamos uma medida importante. Do dia 05 de Junho em diante, não serão mais usados copos plásticos nas atividades diárias da empresa. Esta porém não foi uma atitude arbitrária tomada do dia para a noite. Aqui sempre tivemos ressalvas ao uso deste recurso e sempre incentivamos nossos colaboradores a usar recipientes mais duráveis, fornecendo canecas e garrafas personalizadas e, na prática, a medida adotada hoje, é mera formalização de algo que nossa equipe há muito já pratica, o respeito ao meio ambiente.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial